Centro de Saúde da Ericeira passou a USF modelo B

Centro de Saúde da Ericeira

Centro de Saúde da Ericeira passa a ser uma USF modelo B

 

O Centro de Saúde da Ericeira faz parte do grupo das mais 62 USF B que esta semana foram anunciadas, as quais “irão dar médico a mais de 100 mil utentes e terão impacto remuneratório em 974 profissionais (médicos, enfermeiros e assistentes técnicos)”.

Da lista das novas 62 USF-B faz parte a Unidade de Saúde da Ouriceira, situada na Ericeira.

Centro de saúde da Ericeira — USF Ouriceira

A USF Ouriceira conta com 14.627 utentes inscritos, 9.906 com médico de família e 4.721 sem médico de família.

A maioria dos seus utentes tem entre os 7 e os 64 anos de idade (10.833 utentes), seguem-se os utentes entre os 65 e os 74 anos (1.528), os utentes com mais de 75 anos (1.479) e por fim os utentes com menos de 6 anos de idade (787).

A maioria os utentes da USF Ouriceira são do sexo feminino.

Atualmente, as USF B estão presentes em 168 concelhos de Portugal continental, num total de um total de 632 USF-B.

Novas USF tipo B

Os centros de saúde que esta semana passam a integrar a lista de USF tipo B são os seguintes: Águas Livres, Aire e Candeeiros, Aldegalega, Anadia Saúde, Armamar, Baía Azul, Barquinha, Beira Mar, Beira Saúde, Beira Tejo, Boa Viagem, Caminho Novo, Campos ConVida, Canaviais, Carolina Beatriz Ângelo, Carregal do Sal, Cereja, Chamusca, Cidade Jardim, Colares, D. Maria I, da Villa, de Campo, Dólmen, Du Bocage, Estrela do Dão, Feira Sul, Flor de Lis, Foco, Fonte do Rei, Kosmus, Lendas d’Olhão, Manuel Teixeira Gomes, Marés, Margens do Neiva, Matriz, Mónicas, Monsanto, Novo Ser, Ouriceira, Penacova, Queluz, Rainha do Tejo, Remo, Restelo, Ribeiro Sanches, São Roque da Lameira, São Sebastião, São Teotónio, Saúde Laranjeiro, Semear, Sesimbra, Souto Rio, Stephens, Tadim, Távora, Terra Verde, Terras do Românico, Vagos Sul, Vale do Arunca, Vale do Tâmega e Vouzela.

O que é uma Unidade de Saúde Familiar (USF)?

As Unidades de Saúde Familiar (USF) são pequenas unidades operativas dos Centros de Saúde com autonomia funcional e técnica, que contratualizam objetivos de acessibilidade, adequação, efetividade, eficiência e qualidade, e que garantem aos cidadãos inscritos uma carteira básica de serviços.

Nem todas as USF estarão no mesmo plano de desenvolvimento organizacional. A diferenciação entre os vários modelos de USF (A e B) é resultante do grau de autonomia organizacional e da diferenciação do modelo retributivo e de incentivos dos profissionais.

Poderá ser um utente não só com médico de família mas também com equipa de família — médico, enfermeiro e secretário clínico.

As Unidades de Saúde Familiar (USF) modelo B são constituídas por equipas de médicos, enfermeiros e secretários clínicos, que contratualizam com os respetivos Agrupamentos de Centros de Saúde a resposta a prestar a uma determinada população, que fica assim com acesso a médico e enfermeiro de família.

O modelo B é um modelo no qual “a prestação das equipas é tida em consideração para o pagamento de incentivos” o que segundo o governo de Antonio Costa se traduzia “em mais acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde primários”.

Partilhe o Artigo

Leia também